Locoporvino.com
  • Blog
  • quem somos
  • Trabalhar em vinícolas
  • Vídeos
  • Parceiros
  • Contato
  • Blog
  • quem somos
  • Trabalhar em vinícolas
  • Vídeos
  • Parceiros
  • Contato
Saiba mais

E chegamos na Turquia, o berço do vinho!

7/15/2016

0 Comments

 
Picture
Essa viagem foi muito esperada.... Agora vamos contar um pouco sobre as paisagens, comidas e é claro, os vinhos deste lindo e histórico país.
Saímos de Santorini e pegamos um Ferry para a ilha grega de Kos, em 30 minutos já pulamos para outro barco até a cidade de Bodrum, na Turkia e finalmente outro até a península de Datça, onde estamos morando.

Existe a lenda de que não bebem no país, que odeiam tatuagem, barba, etc.. Então é claro que chegamos analisando tudo ao redor, sentindo como se estivéssemos caindo de pára-quedas no meio de um campo de batalha... Porém percebe-se que, principalmente nos lugares turísticos, todos estão muito felizes, receptivos, de barba, tomando uma cervejinha e alguns com tatuagens... Bem vindo a Turkia!
Picture
Chegamos na península de Datça, onde estamos trabalhando na maior vinícola da região, chamada Datça winery.
Picture
Datça fica em uma península no Sudoeste da Turkia, cercada de praias em uma linda Costa. A tempos foi considerada o lugar de mais difícil acesso do país e por isso ainda tem ares de uma vila de pescadores, apesar do turismo em expansão.

Locais acreditavam que o próprio Zeus teria criado Datça e mandado as melhores criaturas para viver no local, devido à beleza da região. Datca também é famosa por dividir geograficamente o mar mediterrâneo do mar Egeu.

Fomos recepcionados no píer e fomos direto para a vinícola, que paraíso!

A 15 minutos, caminhando, da praia, de frente para as ilhas gregas, está a nossa casa que fica no meio dos vinhedos e cercada por oliveiras.

Estamos em duas casas containers, sendo uma o quarto e banheiro e a outra a cozinha e lavanderia, só pra nós! Nos sentimos em uma casa de praia, parece férias!
Picture
Como já falamos Workaway é um programa onde você recebe casa e comida, te ensinam sobre a área escolhida e em troca você trabalha 25 horas por semana.
Picture
Mas vamos falar dos vinhos!

A Turquia é o quarto maior produtor mundial de uvas. Existem aproximadamente 600 a 1200 variedades de indígenas vitis vinifera, porém apenas 60 tipos são comercializados.

As uvas indígenas mais comuns nos vinhos são:
​
Yapincak e Papazkarasi, da região de Thrace;
Sultaniye de Aegean Coast;
Okuzgozu (conhecida como “garganta queimando”, por seus taninos), Bogazkere, Kalecik Karasi, Narince e Emri de Anatolia (Note que a Narince, uma variedade branca, é considerada a rainha de Anatolia).

O famoso Buzbag, é um vinho tinto, com muito tanino, feito com a uva Bogazkere. Historicamente, a região onde Buzbag é produzido, Mt. Ararat , é apontada como a área onde o vinho nasceu. Justamente pela crença de que Noé plantou vinhedos ao redor de onde a arca ancorou, que acredita-se ser no Mt. Ararat.
Você ainda pode provar um Buzbag, fabricado neste local pela empresa estatal Tekel.
Picture
A vinícola que trabalhamos oferece 9 tipos de vinhos:

Syrah, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Rosé, 3 blends destas uvas e o destaque da casa, um Blend com as variedades locais Okuzgozu e Bogazkere.

Okuzgozu é uma variedade furtada que se complementa com a full-bodied e picante Bogazkere.

Os brancos daqui não passam pela fermentação malolática, devido à baixa acidez das uvas. A baixa acidez é considerada um problema, pois pode deixar muitos vinhos “sem alma”.

O rosé, que é feito com a Okuzgozu, foi o nosso preferido. Um vinho bem balanceado, frutado e refrescante.
Nossa estadia na Turquia está sendo de muito aprendizado. Trabalhamos rotulando as garrafas manualmente, engarrafando os vinhos, na colheita, prensagem das uvas, nas adegas, ajudando clientes e participando de processos importantes, como conferir a acidez dos frutos e a checagem de açúcar das uvas, que vai dizer o potencial de álcool previsto.
Acompanhem neste vídeo rápido, como foi nossa manhã na colheita.
No nosso tempo livre exploramos a área, que é fantástica. Visitamos as duas pontas da península, da cidade histórica de Knidos até a famosa Marmaris.

Marmaris é um mix de 25 de Março, com Miami e Angra dos Reis, não dá vontade de ir embora! Bares, lojas, esportes aquáticos, tours de barco, tem para todos os gostos.

Olhem as Maravilhas...

A cidade de Knidos é um sítio arqueológico bem preservado e aberto ao público, você caminha entre peças e ossos soterrados, você pode encontrar várias lembranças de mais de 2000 anos para levar pra casa. Claro que passamos um bom tempo dando uma de arqueólogos...
As tumbas da cidade de Kaunos, foram escavadas nas montanhas e datadas em mais de 2500 anos.
Toda a península é enfestada de abelhas. Sendo muito comum encontrar nas estradas, barraquinhas com excelente mel! As caixas de abelhas estão espalhadas pelo caminho.
E as praias... Restaurantes magníficos, banho de lama, visões de cinema e as águas mais cristalinas que já mergulhamos.

Nas fotos está a praia de Iztuzu, onde a faixa de areia divide a água doce da salgada. Também é conhecida por turtle beach, por ser um santuário de tartarugas. Notem que existem gaiolas pela areia para protegerem os ovos que ficam espalhados pela praia.

Outro ponto interessante foi a praia de Kiz kumu, onde existe uma lenda de uma menina tentou atravessar o mar, fazendo um caminho de areia que estáva em seu vestido. Porém quando a areia acabou ela se afogou. Você entende melhor a lenda indo à praia e vendo o estreito caminho de areia, onde as pessoas parecem caminhar pelas águas e que termina no meio do mar. Hoje uma estátua marca o local.

De quebra, ainda encontramos um banho de lama medicinal, com água carregada em enxofre.
Para finalizar, encontra-se peixe fresco em toda península, acompanhados do famoso molho de iogurte. De saideira todos tomam um copinho que parece ser delicioso, porém é apenas chá.
Em resumo, se tiver a Turquia em mente, evite apenas as regiões de fronteira com a Síria e não tenha medo! Se puder visite este país recheado de História, cultura, belas praias e é claro, vinhos.
0 Comments



Leave a Reply.

    Andre & Karla
    ​
    Chefs, Sommeliers e mochileiros. Criando experiências em um blog que vai muito além dos vinhos, contando sobre destinos, história, cultura e gastronomia.

    Picture

    Busque abaixo por vinhos, uvas ou destinos preferidos!

    Categorias

    All
    Albânia
    Alemanha
    Argentina
    Australia
    Austria
    Bósnia E Herzegovina
    Brasi
    Brasil
    Bulgária
    Canadá
    Chile
    China
    Colômbia
    Croácia
    Cruzeiros
    Cuba
    Espanha
    EUA
    França
    Grécia
    Hungria
    India
    Israel
    Itália
    Japão
    Macedônia
    Montenegro
    Nepal
    Nova Zelandia
    Novidades E Curiosidades
    Patagônia
    Peru
    Portugal
    Romênia
    Sérvia
    Turquia
    Ucrânia
    Uruguay

    Arquivos

    February 2023
    January 2023
    November 2022
    October 2022
    August 2022
    June 2022
    April 2022
    July 2021
    May 2021
    February 2021
    May 2020
    April 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016
    August 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    March 2016

    RSS Feed

    Picture

    Picture

    Picture


WhatsApp +55 48 988566080
Email: andrebaader@hotmail.com