Do cultivo a entrega ao consumidor, trabalhar em uma vinícola, significa conhecer todos os processos... Nossos seguidores muitas vezes nos perguntam: Como trabalhar em uma vinícola? A resposta esta no site: www.workaway.info Você se cadastra no site, busca pela palavra "wine" ou "winery" e uma lista de vinícolas ao redor do mundo, buscando por ajuda, irá aparecer em sua frente. O legal do workaway, é que ele vai montando uma carta de recomendação com os reviews deixados pelos lugares que você já trabalhou. Isso entra no seu currículo e ainda ajuda em muito a você ser aceito pelas vinícolas. Turquia, Alemanha, Chile, Itália, Australia... Mas para onde ir? Primeiro, você deve ver qual país lhe interessa mais para conhecer, pois você irá trabalhar, na maioria dos casos, apenas 5 horas por dia, 5 dias por semana, então terá muito tempo para explorar a área; Segundo, ver qual época do ano e em que estágio estão os vinhedos, assim você pode ter uma idéia em que vai trabalhar, se na colheita, manutenção dos vinhedos, engarrafamento, etc; Terceiro, veja os reviews de quem já foi, importantíssimo! Você irá viver provavelmente com a família e fará as refeições com eles, assim como muitos facilitam sua estadia emprestando carros, etc, então ver os reviews está dentro do check list. Na Alemanha e Itália ficamos com a família, participando de todas as atividades. Já na Turquia, ficamos sozinhos em um container house, no meio dos vinhedos e nós cozinhávamos nossa própria comida, fantástico! Além dessa pesquisa inicial, você deve conversar com os proprietários por email, confirmando em que vão trabalhar, quantas horas, como chegam até o local, o que está incluído, etc. Outro ponto importante é ver a localização da vinícola, a distancia para as cidades, estações de trem, ônibus e como voce vai se locomover para explorar a área. Muitas vezes uma bicicleta faz o serviço. O que você aprende? Esta é a parte boa, desde preparar o terreno e plantar as novas vinhas, podar os vinhedos, colheita, todos os processos da vinificação, engarrafar e até dirigir trator! Na Alemanha por exemplo, ficamos com uma família maravilhosa, nos ensinavam tudo de perto e a filha do dono era a rainha dos vinhos da Alemanha naquele ano, ou seja, nos levavam para vários eventos, degustações, realmente passamos muito bem! Um dia, o dono espalhou pela cidade que éramos chefs, cozinhamos um churrasco para todos os seus amigos winemakers. Mais sobre nossa estadia na Alemanha, você encontra aqui neste link:
http://www.locoporvino.com/blog/a-vida-em-uma-vinicola-na-alemanha Como você não está indo "trabalhar formalmente", não precisa de vistos especiais, apenas o regularmente solicitado para qualquer turista nos respectivos países. A maioria das pessoas que buscam ajuda no workaway, falam Inglês, além da língua local, então se você não fala nada é melhor preparar-se com um curso básico, antes de encarar qualquer aventura no exterior. Você deve estar bem resolvido na questão financeira, pois não irão lhe pagar pelo trabalho! Sua recompensa está em aprender todos os processos, comida e hospedagem. E precisa mais?
1 Comment
Tatiana Maria Melo Cabral
4/1/2024 06:05:43 am
Tenho muito interesse em trabalhar em alguma vinícola no Chile. Tenho o certificado nível I da Wsete e alguns cursos de harmonização . Conheço bastante os vinhos do Chile, pois viajo 3 vezes ao ano para o Chile. Atualmente estudo espanhol .
Reply
Leave a Reply. |
Andre & Karla
|